Large Visitor Globe

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto Africanidade




PROJETO AFRICANIDADE

CMEB JOÃO XXIII - ESTEIO / RS

Professoras responsáveis: Josiane Nesello
                                                          Sonia Mara de Carvalho

Turmas: 1º e 2º anos

Segundo Hoornaert (1994), todos os povos são de origem africana, pois de acordo com o autor, a história da humanidade iniciou na África com os primatas.
A presença da cultura africana no Brasil sempre existiu, desde o início de sua história, com a chegada do povo africano trazido pelos portugueses para realizar trabalhos escravos, entre os séculos XVI e XIX.
A partir de 1960 inicia-se a revalorização das culturas nacionais no Brasil, surgem então movimentos políticos e artísticos, valorizando a música, religião e a cultura africana.

    O Projeto Africanidade foi um grande sucesso na escola, pois o trabalho foi apresentado para todos os alunos da escola e em um sábado letivo, onde as famílias dos alunos puderam contemplar os trabalhos realizados.

   Os alunos das turmas tiveram grande prazer prazer em participar do Projeto, pois realizaram todas as tarefas com entusiasmo e apresentaram grande interesse em aprender, se interessaram pelos temas e atividades desenvolvidos.
Professoras Sonia e Josiane


 Atividades desenvolvidas:

Pesquisa na internet sobre a cultura brasileira e africana.

Pesquisa na internet sobre a culinária africana. Pratos típicos brasileiros que tiveram origem na África. Impressão de fotos destes pratos típicos e de receitas e confecção de um mural.


Pesquisa na internet sobre instrumentos musicais de origem africano. Impressão de fotos e confecção de um mural.



Com material reciclado os alunos e pais de alunos confeccionaram instrumentos musicais que tiveram influência da cultura africana.


Atividade divertida:
    Em uma grande roda, foram utilizados os instrumentos musicais para formar uma grande banda ao qual os alunos se apresentaram para toda a escola.




Trabalho com a história: Menina bonita do laço de fita. Assistir a história baixada no computador no datashow.
Conversa informal sobre a história. Trabalho sobre a mesma.

http://www.slideshare.net/mariajoselpoes/historia-da-menina-do-lao-de-fita



Assistir ao vídeo - Curtas Gaúchos: A Lenda do Negrinho do Pastoreio.


Trabalho sobre a lenda, confeccionar um mini-livro.


 

  Em sala de aula foi realizado um grande encontro entre as turmas participantes do Projeto. As crianças degustaram comidas típicas brasileira de origem africana.

 





O professor de capoeira da escola realizou uma palestra sobre o assunto e explicou a origem deste jogo para os alunos que após realizaram uma roda de capoeira.


  O Projeto teve sua culminância e encerramento no sábado da família na escola, onde os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante as duas semanas aos pais e à comunidade escolar. Neste momento também os alunos apreciaram a capoeira do grupo Mais Educação da escola.


Capoeira do Mais Educação.

Amostra de trabalhos para a comunidade escolar.

Degustação da comunidade escolar de comidas típicas brasileira com influência africana.



FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário